Páginas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017



OS BENEFÍCIOS DA PRATICA REGULAR DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

Pense em fazer dos exercícios físicos parte da sua rotina durante um mês. Se você for capaz de aumentar sua atividade física por 30 dias, é um bom sinal que está a caminho de tornar os exercícios físicos um hábito regular para toda a vida. A noção de que exercícios físicos trazem benefícios existe há bastante tempo, porém até recentemente os idosos não eram incluídos.

Hoje em dia novas informações de estudos nos dizem que pessoas de todas as idades e condicionamento físico conseguem benefícios através dos exercícios físicos.

Estudos científicos mostram que ficar fisicamente ativo e praticar exercício físico regularmente pode ajudar a prevenir ou postergar muitas doenças e problemas de saúde. Cientistas descobriram que até exercícios físicos moderados podem melhorar a saúde de pessoas que são frágeis ou que têm doenças que acompanham o envelhecimento.

Você está muito idoso para exercícios físicos?

Nunca é tarde demais!

Exercícios físicos estão entre as coisas mais saudáveis que você pode fazer a si mesmo, porém alguns idosos são relutantes em praticá-los. Alguns têm medo que exercícios físicos sejam muito extenuantes ou que possam prejudicá-los. Estudos mostram que exercícios físicos são seguros para todas as faixas etárias e que idosos prejudicam mais sua saúde ao não praticá-los.

Benefícios dos exercícios físicos:

Um estilo de vida sedentário pode fazer com que os idosos tenham perdas em quatro áreas importantes para sua saúde e independência: força, resistência, equilíbrio e flexibilidade.

Envelhecer não significa que a pessoa deva perder a habilidade de fazer tarefas diárias. Exercícios físicos ajudam idosos a sentirem-se melhores e aproveitar mais a vida, até para aqueles que se acham muito velhos ou fora de forma. Melhorar a força e resistência torna mais fácil subir escadas e carregar coisas. A melhoria no equilíbrio ajuda a prevenir quedas. Ficar mais flexível pode acelerar a recuperação de lesões. Se você fizer dos exercícios físicos parte das sua rotina diária, eles terão impacto positivo nas sua qualidade de vida à medida que envelhece.

Segurança em primeiro lugar!

Em geral, homens acima dos 40 anos e mulheres acima dos 50 devem consultar um médico antes de começar a praticas exercícios físicos.

Quatro tipos de exercícios são importantes para os idosos manterem-se saudáveis e independentes: força, equilíbrio, flexibilidade e resistência.

É fundamental que o idoso procure orientação de profissionais de nutrição e educação física para que possa ser orientado de forma correta, evitando problemas futuros por falta de informação e orientação.

Eu dei uma guinada de 180 graus quando aos 60 anos de idade decidi aceitar a orientação de meu cardiologista para que eu procurasse praticar exercícios, matriculei-me na Smart Fit e foi uma mudança radical para melhor e indico este habito a todos, de todas as faixas etárias, para que possam obter mais saúde e qualidade de vida.

Por experiência própria, após ser beneficiado pela prática de exercícios de forma inacreditável, só lamento não ter começado há décadas atrás.

Se fico um dia sem treino, parece que falta algo vital para que meu dia seja perfeito em termos de saúde e disposição.

Não basta desejarmos uma vida melhor, é preciso criá-la!

José Araújo

Nenhum comentário: