Páginas

domingo, 12 de julho de 2009

POR UM MUNDO MELHOR



Quando todas as pesquisas tiverem sido feitas. Quando a ciência tiver revelado tudo àquilo que a humanidade sempre desejou saber. Quando todos os livros tiverem sido escritos. Quando todas as palavras tiverem sido escritas e todas as frases tiverem sido faladas em todas as línguas na face da terra, mesmo assim, o grande mistério da vida ainda permanecera.

Podemos até mapear cada canto do mundo, saber qual o ínfimo tamanho de um átomo, podemos medir as distancias dos mais longínquos confins do Universo, pesquisar com a ajuda da ciência e dos grandes pensadores as origens da humanidade, mas nenhuma busca será frutífera o suficiente para nos dizer com certeza, se somos filhos do acaso, ou parte de um grande projeto.

Quem de nós pode descrever com certeza o que sentiu quando teve a experiência de ver nos olhos de um bebê, uma nova esperança para a humanidade?

Quem de nós não se sentiu roubado de alguma coisa realmente grande e que se foi para sempre, quando olhamos para o rosto de alguém muito querido que morreu?

São eventos como estes que nos diferenciam de outras espécies, que fazem de nós humanos e que definem a verdadeira distancia que há entre nós e as estrelas lá do céu.

Contudo, o mundo é difícil, por vezes cruel e a vida não é tão fácil de se viver.

Grande parte de seus mistérios estão, estarão e permanecerão para sempre na mais completa escuridão.

Tragédias acontecem, injustiças são cometidas. Coisas ruins acontecem com boas pessoas e muitos sofrimentos atingem inocentes que nada devem a ninguém enquanto pessoas más, sem escrúpulos ficam impunes e levam a melhor.

Para viver, muitas vezes nós humanos precisamos tirar a vida de outras espécies, sem dó nem perdão.

Para sobreviver muitas vezes, temos que deixar nossos próprios semelhantes às margens dos caminhos por onde passamos, sem olhar para trás.

Somos todos prisioneiros do tempo, vítimas da nossa condição biológica e totalmente reféns de nossa capacidade infinita e mágica de sonhar.

Às vezes, tudo isto pode nos parecer demais, impossível de se suportar ou aceitar.

Temos que reagir contra estes pensamentos e sentimentos negativos que por vezes nos atormentam para seguir em frente e continuar nossa jornada porque de alguma forma todos sabemos que esta é a nossa missão durante nossa curta passagem pelos caminhos da vida.

O mundo é um grande e misterioso lugar e, suas possibilidades infinitas são governadas unicamente pelas coisas que só nosso coração pode conceber.

Se deixamos que nossos corações sejam invadidos pela escuridão, viveremos até o fim na mais completa escuridão.

Se deixamos que nossos corações sejam invadidos pela luz, viveremos envoltos por ela e tudo ficará mais claro em nossos caminhos.

Somente aqueles que têm um grande coração, aberto e receptivo aos poderes de Deus e da verdadeira fé sabem e sempre souberam desta grande verdade.

Eles compreendem do fundo de suas almas, que não há nada mais honroso do que enxergar o que é errado e tentar corrigir isto.

Uma vida bem vivida, de alguma forma, celebra as promessas que a própria vida nos faz.

A escuridão sempre esta no limite entre as fronteiras da razão e de todos os nossos conhecimentos.

Ela, que de vez em quando parece querer nos devorar, é apenas um instrumento divino para nos fazer querer alcançar a certeza de que somos capazes de superá-la e encontrar a luz e fazer de nossas vidas testemunhas vivas da esperança, da possibilidade de se ultrapassar os mais terríveis obstáculos.

A escuridão nada mais é do que um teste, uma provação que se põe em nossos caminhos, para que munidos da fé em Deus e em nós mesmos, possamos seguir na direção nos mais honoráveis sentimentos e impulsos que nossos corações podem conceber, e alcançar finalmente, a verdadeira luz.

Compreender isto não é difícil. Pode levar tempo e talvez até mesmo, só o tempo, a idade e a experiência de vida venham nos provar que isto é real.

Há em cada um de nós, não importa quão pequena possa ser, a capacidade de amar.

Mesmo que nossas vidas não tenham tomado o rumo que um dia desejamos. Mesmo que sejamos apenas uma mera sombra de nossos sonhos, somos parte de um todo.

Somos humanos e parte de uma grande família. Mesmo que muitos de nós não fale a mesma língua, em algum lugar, no mais insignificante canto escondido de nossas vidas, está escondida uma oportunidade de amar e para amar, não é preciso falar o mesmo idioma.

A linguagem do amor é universal. Ela é compreendida até pelos animais.

Viver vai muito além do amor, o maior e mais poderoso de todos os sentimentos. Vai também além de tudo aquilo que valorizamos e prezamos no mundo material.

Deus nos deu muitas opções para enxergarmos a beleza da vida em qualquer circunstância.

Se ficarmos cegos, podemos deslizar nossos dedos sobre uma concha do mar e sorrir alegremente celebrando toda a beleza da vida.

Se ficarmos aleijados, sem poder andar, podemos sentar à beira mar e ouvir silenciosamente o infindável murmúrio das ondas.

Se nossos espíritos de alguma forma são feridos, podemos estender as mãos para o céu, pedindo numa prece silenciosa a ajuda Deus e o consolo daqueles que nos amam, seja um irmão, ou um amigo.

Tudo que temos a fazer é ter fé, acreditar na existência de Deus e deixar que as pessoas conheçam nossos sentimentos e que possam nos tocar o coração com seu amor, com seu carinho e compreensão.

Quando nos revelamos aos nossos semelhantes com relação aos nossos sentimentos, abrindo nossos corações, sem criar barreiras de aproximação, eles se chegam a nós, o milagre acontece e voltamos a acreditar e enxergar a beleza da vida.

Se ficarmos na solidão, podemos seguir em direção àqueles que estão carentes de amor, porque lá, com a mais absoluta certeza, encontraremos o bálsamo que irá nos curar de uma doença que normalmente é criada por nós, por nossas atitudes e comportamentos.

Não há tragédia ou injustiça tão grande, muito menos uma vida que seja tão pequena e inconseqüente no grande espetáculo da vida.

Não há nada, nem ninguém neste mundo tão insignificante, que não possamos ver neles a luz que irradiam em pequenos e silenciosos atos e momentos que ocorrem em nosso dia a dia.

Quem de nós pode afirmar com certeza se um destes atos ou momentos, tão despercebidos ou ignorados na maioria das vezes por nós, não poderia fazer toda a diferença na vida da gente?

O Universo é um vasto e mágico fluir de energias que se estende além do tempo e do espaço e Deus não nos deu permissão para conhecer seus segredos e suas maneiras de agir.

Não adianta tentarmos decifrá-los ou compreende-los, pois são segredos divinos.

Quem sabe, todos nós, tenhamos sido colocados aqui para presenciar a mudança de um simples momento no tempo e no espaço.

Quem sabe, depende de nós darmos a este momento nosso toque único e especial.

Quem sabe, dependendo do toque que dermos a este momento sublime de mudança, entre um momento e outro de nossas vidas, possamos realmente fazer a diferença e causar a mudança deste planeta, para um lugar melhor para se viver.

Um mundo melhor, não só para alguns, mas para todos nós, sem distinção.

Autor: José Araújo

4 comentários:

Isa disse...

É meu amigo José Araujo com certeza você ja falou tudo
Este mundo cheio de maldade, cheio de ganancia cada um por si
E as vezes mesmo você querendo ajudar, não tem como porque você não conhece a indoli de tal pessoa então fica uma situação muito dificil você tem mesmo que seguir em frente na sua caminhada e deixar aquele pobre ser humano para traz, isto para mim é muito ruim porque eu sinto muito estas coisas e chego a ficar mau, não gosto de ver o sofrimento de ninguém isto me corta o coração amigo eu fico só imaginando com este frio que esta fazendo aquelas pessoas na rua sem nada para se cobrir tomando sereno, isto é muito triste sabe amigo, só de pensar meus olhos enchem de lagrimas tem pessoas que até morre de frio na rua, olha amigo eu até deixei de ver televisão porque ultimamente tem aparecido cenas muito forte e eu não suporto ver tais cena que ja fico depressiva
deixei de ver reportagem na televisão desde o dia que vi uma idosa apanhando de uma mulher que cuidava dela, aquela cena me derrubou eu tive uma crise de choro incontrolavel chorei sem parar, entrei em depressão.
Eu não aguento ver certas cenas
E esta cena da idosa apanhando foi a mais triste de todas as cenas que eu ja vi, foi a mais chocante, eu não gosto de reportagem, não assisto reportagem nenhuma
É verdade meu amigo nós passamos as vezes por situações dificil devido as nossas desobediencias não damos ouvido as pessoas que nos amam e acabamos se dando mau
Poderiamos evitar muitas coisas que nos prejudicam se dasemos ouvido a quem nos amam de verdade. A vida é maravilhosa apesar de ser passageira Não existe nada mais precioso do que a propria vida , não devemos lamentar por certa situações, devemos só acradecer pela dadiva da vida que Deus nos deu é maravilhoso viver apesar de toda as dificuldade, e caos deste mundo.
VIVA A VIDA..
José Araujo parabéns você é ecepcional

mdb disse...

Josè, asua mensagem tem diversos signuficados. É um alerta, é um convite para mudança de vida,é tomar um caminho novo e único em fim, é uma uma coisa inusitada para nós seres humanos.
O mais lindo de tudo é a soberania de Deus, pois não existe ser que possa questiona-lo. Como indagar o porque de um ser que acaba de falecer? É somente aceitação, mesmo que não compreendido.
Antes de tomar qualquer desisão na vida o ser humano deveria ter o hábito de fazer consultas constantes a Deus. Tenho certeza que Ele responderá, é só ter o discernimento para notar a resposta. Com isso nossa vida seria bem melhor e mais feliz.
Esta sua mensagem Josè, é um mergulho direto a nossa consceência, ao nosso eu e ao nosso comportamentode como estamos vivendo, sem lembrar que existe um SER SUPREMO que nos dá o rumo certo, se nós tivermos a humildade e a fé de procura-lo e entregar tudo aos seus cuidados e confiar sempre.
É o mínimo que o ser humano deve fazer diante de seu CRIADOR.
Ele nos fez sua imagem e semelhança e nos quer sempre como filhos.E como tal devemos viver aqui na Terra, para guando chegar a hora da partida, starmos preparados para a viagem definitiva.
A nossa vivência aqui tem que ser muito consciente, poisestamos de passagem e é um aprendizado constante onde devemos aprender sempre a lidar com o bem maior que nos foi dado que é a vida.Distribuir o amor que é o sentimento lindo e único sem ele não somos nada. Temos que da-lo e receber também. Seu humano algum vive sem o amor ele é a essência de cada um de nós e presente do Pai que nos ama sem medidas.

Obrigada José, meu amigo e irmão que amo muito.
Sua irmão do coração,Marilene.

Unknown disse...

Lindo,parabéns,vc mostra como vc tem uma alma infinita de bondade e sabedoria,a vida tem mistérios que poucos a desvendam,estamos sempre atrás da certeza e quando nos deparamos com ela,nos tornamos pessoas fracas,incapazes de reagir,de realizar nossos sonhos,por medo,de deixar pra trás uma vida inteira,mas derrepente nos deparamos que a vida começa,quando tomamos esta decisão de seguir em frente e realizar grandes obras em nossa vida e nas que deixamos pra trás....infelizmente vivemos num país onde a emoção fala mais alto do que a razão,e infelizmente o mundo gira em torno da razão e o direito de um começa,quando o do outro termina,as vezes é preciso sacrificar um boi,num rio de piranhas,para salvar uma boiada,e por mais que seje dolorido escolher um boi para ser sacrificado,temos que ser forte e fazer a escolha certa.
Beijokas meu lindo e sucesso!

Carlos Vanilla, Escritor disse...

Lindo este tema, todo o ser humano procura por um mundo melhor, basta que nós "jogamos a toalha" que possivelmente um dia possamos mudar o sistema de política mundial.
Recomendo que você conheça a Embaixada da Paz.