Páginas

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

O SOM DO SILÊNCIO...


O silêncio tem um poder enorme sobre nós, porém poucos, tem consciência desta realidade, talvez mesmo, durante uma existência inteira, algumas pessoas não aprendam o que o silêncio pode fazer com o futuro e talvez até com uma vida toda .
Apesar do nome, o silêncio não é mudo, muito pelo contrário ele fala, sim ele fala, através de sentimentos e sensações e pode fazer muito mais barulho do que todos os sons da natureza poderiam fazer juntos.


Ele tem varias facetas, age de formas diferentes, em locais diferentes, em situações das mais diversas, influindo constantemente no comportamento do ser humano, fazendo com que coisas ruins aconteçam, mas também fazendo com que coisas maravilhosas, somente sonhadas, se tornem realidade.

Podemos passar muito tempo, listando tudo que pode vir junto com o silêncio, quando ele aparece ou quando o chamamos, assim vou falar de algumas situações onde o silêncio impera, citando apenas alguns exemplos do poder que tem o som do silêncio.

O relacionamento de duas pessoas que vivem uma vida em comum pode ser destruído, se entre eles não houver diálogo, se os dois não conversarem bastante, para que os dois ouçam as opiniões um do outro, para que um possa saber o que se passa no coração do outro, para que possam conhecer causas, para que possam discutir questões, chegar a um consenso, claro, sempre respeitando o direito do parceiro de opinar ou se manifestar sobre qualquer assunto, não importando qual seja ele.

Se no silêncio imperar neste caso, toda uma vida a dois pode terminar em um instante, ou pior e mais comum, pode terminar lenta e dolorosamente e tristemente, aos poucos, desgastando-se, dia a pós dia, até chegar a um fim muito triste e ainda acontece de muitos levarem uma vida inteira, para descobrir quando já é tarde demais que tudo acabou.

O silêncio é tão complexo e tão versátil que por outro lado, que num relacionamento, se o silêncio imperar em determinados momentos, ele pode proporcionar momentos lindos numa vida a dois, pois ele pode expressar e significar muito amor, muita paz, muita compreensão se os dois estiverem realmente amando um ao outro.

Quando duas pessoas apaixonadas se abraçam ou se beijam, não há nada melhor do que o silêncio entre um olhar e outro, entre um toque de pele e uma sensação de vazio no estomago e a cumplicidade pode ser tamanha que silencia até mesmo o próprio silêncio.

Quando almas gêmeas se encontram, em muitas situações o silêncio tem seu lugar garantido, pois não há necessidade de usar palavras para se dizer o que se sente, pois o próprio corpo fala por elas, com voz do silêncio imperando entre os sentidos.

O silêncio também, pode trazer muita tristeza, muita dor no coração dos apaixonados, casais de namorados, amantes, daqueles que vivem uma vida a dois, no momento em que um espera ouvir do outro que se é amado e isto não acontece, fazendo com que se guardem mágoas, que podem perdurar por muito tempo, até mesmo durante toda a vida, toda uma existência.

Ele pode também fazer sofrer alguém que precisa ouvir uma palavra de amor, uma palavra amiga, uma palavra de compreensão, um conselho, ou mesmo uma simples opinião, mas nunca tem do parceiro a atenção que necessita e geralmente isto acontece nos momentos em que mais precisamos.

O silêncio tem poder de matar, pois quando um ser humano é preso em cárcere fechado, sem esperança de contato com outras pessoas, sem som, esta pessoa chega à insanidade, quebrando o silêncio para falar consigo mesma ou com pessoas imaginárias, esquecendo o significado da palavra razão.

Ele tem o poder da vida e da morte, como quando alguém esta com uma crise de enxaqueca, que precisa ficar em silêncio profundo para se acalmar e relaxar, para que a dor insuportável ceda lentamente, assim como quando as pessoas que precisam fazer terapia do sono, para se tratar de distúrbios mais complicados de origem psicológica, tendo que usar o subterfúgio do estado de sonolência profunda, em silêncio total, para se recuperar dos males causados muitas vezes até mesmo pelo próprio silêncio de si próprio ou de alguém que se ama.

O silêncio tem um poder enorme sobre nós humanos e pode trazer muita paz, muito auto conhecimento, quando em uma meditação se fica é ausente qualquer som artificial, apenas ouvindo o som silencioso da natureza, que fala através de movimentos, de sensações, de estímulos, chegando mesmo a ser possível se quebrar este silêncio para ouvir a voz do próprio coração, libertando o espírito do corpo material elevando-o aos céus, em busca de seu desenvolvimento, em busca de absorver as energias do universo.

Ele pode significar muitas coisas em nossas vidas, assim como amor, carinho, respeito, compreensão, ódio, raiva, indiferença, inveja, traição entre muitos outros sentimentos que nos afetam de modo geral e assim como ele poder nos fazer querer vivem intensamente ele pode nos fazer querer deixar de viver por falta de motivação emocional.

De qualquer forma, não poderíamos viver sem o silêncio, mas também com certeza poderíamos viver com a presença constante dele em nossas vidas.

Particularmente, a forma de silêncio que eu mais detesto que mais me maltrata e me aniquila, é precisar falar, expor meus sentimentos e pensamentos e não ouvir uma palavra como resposta aos meus apelos emocionais e sentimentais, recebendo apenas o silêncio em troca, fazendo com que eu me sinta ignorado, incompreendido e não amado.

O silêncio, tem muitas formas, muitos sons, muitas cores, mas ele é sem duvida nenhuma, aquele que mais tem influência sobre nós todos, em todos os campos de nossas vidas, só nos resta aprender a forma correta de se usar esta poderosa ferramenta de comunicação que Deus nos deu, compreendendo que com ele podemos dar vida ao nosso semelhante, mas também podemos ceifar-lhes esta mesma vida, se o usarmos de forma errada.

Entre todos os nossos sentidos, não há nada mais forte e poderoso do que o som do silêncio e antes que eu cometa algum erro ficando em silencio no momento em que você mais precisa me ouvir, causando em seu ser, em sua alma, uma overdose de sofrimentos e distúrbios provocados pelo barulho insuportável do meu silêncio, quero te dizer que tanto em silêncio absoluto de palavras, como em tudo que meu olhar lhe diz em alto e bom som quando estamos juntos, que meu corpo estará sempre gritando com a voz eloqüente e avassaladora do silêncio, que eu te amo, de verdade, com toda a força de meu ser e que só quero viver e respirar você...


Autor: Jose Araujo

Nenhum comentário: